Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Unha encravada que nos maltrata

Foto de marcinha

Você tem ou já teve unha encravada? Se já, sabe muito bem sobre o que estou falando.

Ter que usar um sapato com o dedo machucado devido a uma unha encravada não é uma tarefa muito fácil.

A unha encravada é também conhecida como onicocriptose e é muito comum entre os homens e as mulheres atingindo normalmente o dedão do pé.

As principais causas são:

  • meias apertadas
  • micose de unha
  • traumas constantes na região
  • sapatos apertados ou largos
  • unhas mal cortadas
  • quando nasce com a concavidade errada da unha

A unha encravada nada mais é quando a borda da unha cresce e acaba penetrando na pele do dedão, no caso.

Pode começar com um incômodo e uma leve dor, porém pode chegar a uma dor violenta. Quase sempre a região ficará inchada e avermelhada e em alguns casos, pode-se ter pus e a presença do granuloma piogênico, mais conhecido como a famosa carne esponjosa.

Quando você mesma vai fazer as unhas dos pés e dá aquela cutucada com a espátula no cantinho da unha, dependendo da maneira que você mexeu não irá demorar muito para sentir o primeiro incômodo. Porém, o pior é quando você persiste em cutucar tentando melhorar a situação. Na maioria das vezes, este ato acaba aumentando o problema.

Na hora em que for cortar as suas unhas tente cortá-las em linha reta.

Vários truques são utilizados por pessoas em suas próprias casas, como por exemplo, deixar o pé de molho em água morna com um pouco de sal por aproximadamente 20 minutos; colocar um chumaço de algodão entre a unha e a pele, mas cuidado na hora de tentar afastar a unha da pele; se preferir, pegue meio limão e faça um buraco no meio deste colocando um pouco de sal marinho e depois ponha o seu dedo neste local e deixe agir por uns 20 minutos.

Muitas são as tentativas de solucionar a unha encravada, só que o melhor a fazer é procurar um podólogo, já que, o tratamento dependerá de caso para caso. Em situações mais extremas pode-se até ter que retirar a unha ou fazer uma cirurgia para conseguir desobstruir a passagem da mesma.

Compartilhe:
Tags: 
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.