Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

TPM masculina

Foto de marcinha

Para os homens que adoram criticar as mulheres por causa da TPM, tenho que dizer que assim como algumas mulheres, os homens também passam por esta dura fase.

Os homens podem negar o quanto quiserem mas sobre este assunto, estamos quase ali e digo quase ali, porque as mulheres deixam transparecer mais os sintomas da TPM, enquanto que a maioria dos homens, passam por esta fase sem nem perceber.

Assim como nas mulheres, a causa da TPM masculina está relacionada com a mudança dos níveis hormonais, neste caso, da testosterona.

O pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, foi quem descobriu esta anomalia. Ele fez um estudo com carneiros no inverno, onde o nível de testosterona caiu em torno de 90% e constatou irritabilidade, agressividade, confusão e grande emotividade nos animais. Segundo alguns estudos anteriores, a agressividade está associada á altos níveis de testosterona, porém no caso citado acima, a agressividade também foi constatada.

Esta TPM masculina também é conhecida por Síndrome do Homem Irritado (SHI), nome bonito, né? Assim como nas mulheres, também apresenta alguns sintomas, como por exemplo: mau humor; baixo interesse sexual; falta de disposição; redução da força muscular e depressão.

A queda súbita deste hormônio nos homens, não é periódica como nas mulheres e está relacionada á situações de estresse, brigas, preocupações e a fatores emocionais. Vale lembrar que estudos ainda estão sendo realizados em humanos.

Como a SHI pode acarretar em qualquer idade e está relacionada à níveis hormonais, é indicado procurar um endocrinologista ou qualquer outro médico na área da saúde masculina.

Para aqueles homens que pensam que somente as mulheres necessitam de cuidados, é bom abrir bem os olhos. Afinal de contas, TPM não é frescura!

A dificuldade de passar por este período é grande também para os homens, então quando se deparar com algum homem que você julgar estar fora do seu normal, o melhor a fazer, é evitar conflitos.

Compartilhe:
Tags: 
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.