Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Queda de cabelo? Ah não...

Foto de marcinha

Cabelo é um dos grandes trunfos das mulheres, principalmente daquelas que se intitulam vaidosas.

Sendo assim, ao se deparar com muitos fios de cabelo na escova de cabelo, ou no travesseiro ou simplesmente quando passamos as mãos nele, é motivo para desespero total.

Queda de cabelo ou alopécia, pode acometer, mulheres, homens e crianças.

O desespero aumenta ainda mais, quando pegamos o fio que caiu e olhamos que na ponta dele existe uma parte branca. Pronto! É a raíz!

Calma... Não é a raíz e sim, a mucina, que é a responsável por prender o cabelo no folículo. 

Sabemos que aproximadamente de 50 a 100 fios caem por dia e que isso é absolutamente normal. Assim como também sabemos que quanto mais velha a gente fica, mais fino fica o fio de cabelo.

Mesmo sabendo de tudo isso, penso que assusta ver que os nossos fios de cabelo estão caindo, mas você não precisa começar a pensar que ficará calva  pois os fios que caírem serão repostos por fios novos.

Você já deve ter percebido que existe um período em que os nossos fios caem mais do que em outros, né? Dermatologistas dizem que isso é normal, já que, existem ciclos pelos quais os fios de cabelo passam e estes ciclos são:

  • anágena= fase de crescimento do fio, que pode durar de 2-6 anos.
  • catágena= fase do amadurecimento do fio, que pode ser de 1-2 semanas.
  • telógena= fase onde aumenta a queda dos fios de cabelo, pois é a eliminação dos fios mortos, pode durar de 5-6 semanas.

E é após esta última fase que os novos cabelos nascem.

Algumas coisas podem levar a esta queda de cabelo, assim como: problemas nutricionais, hereditariedade, banho muito quente, penteados apertados, forçar os fios durante o seu manuseio, tabagismo, hipertensão, diabético, transtornos alimentares, envelhecimento, a oleosidade também auxilia na queda, estresse, alisamento ou clareamento quando não é respeitado o tempo de intervalo de um procedimento a outro.

Ainda não acabou não, pois tem algumas causas patológicas também, como: problemas na hipófise, na tireóide, deficiência de ferro, doenças de pele, problemas hormonais e no metabolismo, medicamentos para o tratamento de câncer, artrite, depressão, dentre outros.

Saiba que a queda de cabelo pode nos levar a descobrir algumas doenças, então, se você desconfiar de que está caindo mais cabelo do que o que seria natural, procure um dermatologista que poderá examinar e lhe indicar o tratamento correto.

Não fique usando produtos indicados por amigas ou internet ou na televisão, afinal de contas, cada pessoa é uma pessoa.

Existe um tratamento que é muito indicado que é o tratamento a laser. O laser fará com que aumente a irrigação sanguínea ajudando assim, o crescimento do cabelo.

Algumas dicas para auxiliar a não ter a queda de cabelo são bem vindas: lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana; enxaguar bem os cabelos; não prender os cabelos ainda molhados; alimentação rica em proteína, ácidos graxos, minerais e vitaminas e manter sempre limpo o seu couro cabeludo.

Não se esqueça de que queda de cabelo poderá ser exterminada com a ajuda de um profissional., portanto não perca tempo.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.