Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Páscoa e os seus principais símbolos

Foto de marcinha
  • Coelho da páscoa

Ao falar em Páscoa, logo se lembra do coelho de pelo branquinho com os olhos vermelhos e dos ovos de Páscoa. Mas a Páscoa tem um grande significado que é a ressurreição de Cristo.

A Páscoa, de acordo com os cristãos é o encerramento da Semana Santa, sendo a última semana da Quaresma, que inicia-se na quarta feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa representando a entrada de Jesus em Jerusalém.

A Quaresma é marcada pelo jejum que algumas pessoas fazem durante os 40 dias. Antigamente, o jejum consistia em uma única refeição realizada a tarde. No século XV passou a incluir o almoço ao meio dia e com o tempo, incluiu-se uma alimentação pela manhã.

Hoje em dia, o jejum consiste em fazer uma só refeição por dia completa pela manhã, ao meio dia ou a tarde e com duas refeições leves no restante do dia. No Brasil, os dias de jejum e abstinência de carne são na Quarta feira de Cinzas e na Sexta feira Santa.

A palavra Páscoa vem do hebreu "Pessach" que é a passagem da escravidão para a liberdade.

Um dos símbolos mais marcantes desta data é o coelho da Páscoa. O coelho simboliza a fertilidade. Existe uma lenda que diz que uma mulher pobre coloriu os ovos de galinha, que eram esvaziados e os escondeu para que os seus filhos os encontra-se, mas na hora em que as crianças estavam procurando pelos ovos um coelho passou correndo e com isso, surgiu a lenda que o coelho havia trazido os ovos.

A figura do coelho foi trazido para a América pelos imigrantes entre o século XVII e XVIII.

Os ovos estão ligados á Páscoa pelo fato de que  estes simbolizavam o nascimento e a vida, mas não os ovos de chocolate e sim, aqueles que eram esvaziados e pintados.

Os ovos de chocolate vieram dos franceses que recheavam os ovos de galinha e os pintavam. A partir do século XIX surgiram os ovos totalmente de chocolate.

Hoje, com o consumismo falando alto, a maioria dos ovos de Páscoa são montados pensando nas crianças, sendo assim, cada ovo traz um brinde, como por exemplo, um brinquedo ou uma caneca, sem falar que os ovos são rotulados com os personagens de desenhos e filmes infantis.

A Páscoa não é simbolizada somente pelo o coelho ou pelos ovos de Páscoa, existem outros símbolos, como:

  • cordeiro= Moisés matou um cordeiro para homenagear Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
  • sinos= anunciam a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.
  • colomba pascal= é um pão doce em formato de pomba que simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo.
  • pão e vinho= simbolizam o corpo e o sangue de Cristo.

A sexta feira santa é a Paixão e a morte de Cristo, sábado é a sepultura e domingo, a ressurreição de Jesus.

Para as pessoas que deixam de comer a carne vermelha, o peixe e os frutos do mar são os mais escolhidos e o peixe mais consumido nesta época é o bacalhau.

Seja a maneira que você for comemorar esta data, boa Páscoa!

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.