Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Para ter unhas fortes

Foto de marcinha

 

Que mulher não gosta de cuidar de suas unhas? Esse negócio de que "não ligo para as minhas unhas", não existe.

Você pode até não se importar em estar usando o esmalte do momento e tal, mas se alguém ficar olhando para as suas unhas que não estão arrumadas, com certeza irá gerar um desconforto á você.

As unhas são formadas por queratina e para classificá-las como saudáveis e fortes, estas devem ser flexíveis, brilhantes e lisas.

Nada pode ser pior do que fazermos as unhas e de repente, alguma quebrar. Imagina a situação: Você se arruma e deixa as suas unhas maravilhosas para ir á uma festa ou ao encontro com aquele cara que faz a diferença e quando você está saindo ou já se encontra no lugar, pronto! A unha quebra.

Com a unha quebrada tudo parece que está errado. A impressão de que estão olhando para você de uma maneira diferente, é fatal e daí começa aquele negócio de você querer esconder os dedos ou a mão cuja a unha quebrou e ao invés de você curtir o momento, acaba não vendo a hora de voltar para a casa.

O que pode auxiliar você ter unhas fortes, são: vitamina A, Biotina, Ferro, Zinco, Cálcio, Enxofre e proteínas. A má alimentação pode proporcionar as unhas fracas e que descamam, facilitando assim, o ataque por fungos.

Muito se fala a respeito da base utilizada para unhas fracas, onde o seu componente, o formaldeído, que facilita o enrigecimento da unha. A base deve ser passada antes de aplicar-se o esmalte e tem uma função muito importante que é a de tentar evitar a desidratação e a quebra. Porém, quando utilizada por um período muito longo pode acabar acarretando o ressecamento, o deslocamento do leito e a dermatite de contato.

Vamos ver em qual grupo de unhas você se enquadra:

  • Unhas que não crescem

pode ser por falta de vitamina A e Zinco.

  • Unhas finas e quebradiças

deficiência de proteína

  • Unhas ressecadas, que quebram com facilidade e descamam

falta de vitamina A, Cálcio e proteínas.

  • Unhas com pontos brancos

traumas na base da unha ou pela deficiência do Zinco.

  • Unhas com manchas amareladas

pode estar associado á problemas respiratórios ou infecção por fungos e bactérias.

  • Unhas com manchas escuras e avermelhadas

trauma ou sinal de câncer de pele.

  • Unhas que soltam do leito

psoríase ou intoxicação por medicamentos.

Não sei se você já percebeu mas as unhas das mão crescem mais rápido do que as dos pés. A cada dez dias as unhas das mãos crescem quase 1mm, três vezes mais rápido do que as das pés.

Cuidado com o contato com os produtos de limpeza e com o excesso de água, porque tanto um quanto o outro, podem deixar as suas unhas mais fracas.

Alguns ítens importantes para tentar manter a fortificação das unhas, são: sempre limpar debaixo das unhas, que as deixarão mais saudáveis e não remover muito a cutícula, já que, a cutícula forma uma barreira natural impedindo a entrada de microorganismos.

Vamos ver se com estas dicas, as suas unhas ficam ou não, mais fortes.

Compartilhe:
Tags: 
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.