Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Panela de barro

Foto de marcinha

Quem gosta de cozinhar normalmente tem ao menos, uma panela de barro em casa e não é por acaso não.

Apesar de ser uma panela "antiga", ainda faz muito sucesso hoje em dia na cozinha de diversas pessoas.

Esta panela não permite que o cozimento dos alimentos seja rápido, comparado com outros tipos de panelas, mas em contra partida, consegue manter o aquecimento dos alimentos por um maior período de tempo.

Para quem vai fazer uso desta panela, saiba que os alimentos com baixa quantidade de água podem ficar ressecados, por isso que é recomendado utilizá-la mais para os alimentos líquidos ou com caldo.

Muita gente fala que a comida feita na panela de barro tem um sabor inigualável, isso é possível porque existe uma absorção da essência do alimento durante o preparo, conservando desta maneira, o sabor dos alimentos.

Outra vantagem é que este tipo de panela pode ser usada tanto no forno quanto na chama.

Por ser de barro, já dá para imaginar o peso né? Por não ser uma panela leve, normalmente não é usada a todo o momento e vale lembrar que apesar de ser de barro, é uma panela frágil.

É um utensílio de cozinha que possui um estilo próprio e quando são colocadas à mesa, permitem uma elegância só. Tem gente que não gosta do estilo do barro e por isso quer mudar a panela, pintando-a. Cuidado! Esta panela não pode ser pintada e deve-se limpa-la cuidadosamente por ter uma superfície porosa, que acaba retendo resíduos que irão auxiliar na cultura de bactérias.

Por necessitar de uma limpeza diferente, vou dar algumas dicas:

  • ao lavar a panela, dê preferência aos detergentes neutros
  • evite lava-la ainda quente para não rachar
  • quando for comprar verifique se já é uma panela curada com óleo, o que evitará a penetração de alimentos.

Se não for curada com óleo, você mesma poderá dar um jeito. Unte a panela com óleo de cozinha antes de usa-la pela primeira vez. Depois a leve ao fogo e espere que este, queime todo o óleo. Espere a panela esfriar e pronto!

Se você ainda não tem a sua panela de barro, vale a pena comprar e se já possui, aproveite para desfrutar do sabor da sua comida.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.