Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

O tão indesejado exame papanicolau

Foto de marcinha

Quando falamos a respeito do exame papanicolau, logo lembramos que é um exame desconfortável e chato de se fazer, só que é através deste exame, que conseguimos prevenir o câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é considerado a segunda neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres.

Ao realizar o papanicolau, pode-se detectar doenças que ocorrem no colo de útero antes mesmo do desenvolvimento do câncer, além de diagnosticar a doença, ainda conseguimos determinar o risco da mulher vir a desenvolver o câncer, assim como diagnosticar outras condições de saúde do seu corpo, como o nível hormonal, doenças da vagina e do colo uterino, por exemplo.

Criado pelo Dr. George Papanicolau, este exame é recomendado ser realizado pelo menos uma vez ao ano, por mulheres que tem a vida sexual ativa.

O colo uterino está localizado no final da vagina e por estar entre os órgãos externos e internos, acaba ficando mais exposto à doenças.

Para a realização do papanicolau, o médico utiliza um instrumento chamado espéculo, para conseguir avaliar o interior da vagina e do colo uterino. Após isso, remove-se as células da superfície externa e interna do colo de útero, através de uma escamação e as células que são coletadas, são colocadas em lâminas e encaminhadas para o laboratório de citopatologia.

Antes de realizar o exame são necessárias algumas precauções que o próprio laboratório irá explicar na hora do agendamento.

Sei que não é um exame aconchegante de se realizar, só que devemos ter a consciência de que através deste, podemos detectar e nos precaver de várias doenças.

Você já fez o seu exame de papanicolau este ano?

Compartilhe:
Tags: 
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.