Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

O segredo das lambidas do cachorro

Foto de marcinha

O seu cachorrinho vive te lambendo ou lambendo as pessoas? Não se irrite com isso porque com certeza existe algum motivo.

Tudo bem que as vezes chega a ser desagradável receber alguém em casa e o seu cachorro ficar lambendo a pessoa e você sem muito o que fazer, a não ser brigar e colocá-lo preso em algum lugar separado. Mas você já tentou saber se existe algum motivo para que isso esteja acontecendo?

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, então é importante saber compreendê-lo no máximo possível.

A primeira manifestação de amor que o cachorro recebe ao nascer é a lambida da mãe, então podemos dizer que quando ele te lambe, está simplesmente se recordando deste momento de carinho.

A lambida também pode estar associada a submissão. Isso mesmo! Ao fazer isso ele mostra que sabe que o líder, é você. Segundo alguns especialistas em animais o cachorro tende a lamber mais o rosto do seu dono, para demonstrar além da submissão, o afeto e o respeito.

O cão tem um órgão chamado Jacobson ou órgão vomeronasal, que é um órgão olfativo auxiliar que encontra-se na cavidade bucal e que é capaz de decifrar as moléculas de odor que o seu focinho  não consegue distinguir.

Podemos dizer também, que ao lamber, o seu animal libera endorfina (neuro-hormônio) considerado um calmante, relaxante natural, que diminui o seu estresse.

Agora, se o seu cãozinho estiver se lambendo ou te lambendo demasiadamente, vale a pena levá-lo ao veterinário para averiguar melhor o caso.

Quando você se irritar com as lambidas do seu cachorro, lembre-se que é um instinto dele, além de ser uma maneira de comunicação e de demonstração de carinho, ou seja, não puna o seu cãozinho, mesmo que te irrite as lambidas dele.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.