Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Linha Nigra ou Linha Alba

Foto de marcinha

Se você está grávida ou já viu uma grávida, deve ter notado uma linha mais escura na região da barriga. Algumas pessoas tem aflição com esta linha e outras, nem ligam. Apesar de ser muito comum entre as mulheres grávidas, já que, entre 70% e 90% tem, algumas não possuem.

Durante a gestação ocorrem diversas transformações na mulher como no humor, disposição, peso, sono e no corpo e a linha nigra, é só mais uma alteração. Vale lembrar que esta linha pode variar de tamanho, espessura e tonalidade, indo da mais clara a mais escura. Em mulheres com tonalidade mais escura de pele, a linha alba aparece mais forte.

Na verdade, toda mulher antes mesmo de engravidar, já possui a linha alba que vai do umbigo até o púbis, só que esta linha é imperceptível por ser da mesma cor do restante da pele.

Esta linha aparece aos nossos olhos aproximadamente no segundo semestre da gravidez e algumas podem ir do final da linha torácica até a pelve.

Agora, você sabe como esta linha aparece? É simples. Durante a gestação ocorre o aumento do estrogênio, que por sua vez, aumenta a produção do hormônio estimulante da melanina e acaba havendo também a distensão abdominal. Afinal do contas, o seu bebê que está crescendo na sua barriga  necessita estar bem acomodado. Nesta distenção abdominal a pele estica e as fibras que são responsáveis pela formação da pele, esticam também. Sendo assim, esta linha alba aparece como se estivesse dividindo a barriga.

É normal uma gestante notar outras áreas como a virilha, mamilos, axilas e pintas com uma tonalidade mais escura também.

Como falei acima, esteticamente, são desagradáveis aos olhos de algumas pessoas, mas calma aí! Esta linha, que para você, pode ser considerada feia não necessita de tratamento nenhum e não é prejudicial nem para a mãe e nem para o bebê e agora, vem a melhor notícia, ela tende a desaparecer algumas semanas após o parto e se você quiser auxiliar para o sumiço desta, após dar a luz alguns cremes esfoliantes poderão facilitar a renovação da pele.

Segundo alguns estudos existe a comprovação de que o uso do ácido fólico durante a gestação, pode auxiliar em uma permanência maior da linha alba após a gestação. De qualquer maneira, é sempre viável conversar com o seu médico a respeito de medicamentos usados durante a sua gravidez.

Vai mais uma dica. Não precisaria nem falar que para uma mulher que não está grávida, o uso de protetor solar já é praticamente uma necessidade, quem dirá para uma gestante, então? Faça uso do protetor solar e curta este momento mágico, que é a sua gravidez!

Se por acaso, você se sentir incomodada com a linha alba, pense que é por um ótimo motivo.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.