Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

A famosa e tão temida Tensão Pré Menstrual (TPM)

Foto de marcinha
  • TPM

 

Dor de cabeça, cólica, irritação, sensibilidade alterada, vontade aguçada por chocolates, estresse total, dor nos seios, paciência zero e por aí vai... Se você sofre por causa da TPM saiba que está dentro dos 80% das mulheres que manifestam qualquer tipo de sintoma, seja este físico, emocional ou de comportamento durante o ciclo menstrual.

Quando estamos nesta fase nem adianta tentar fingir que está tudo bem, pois muitas vezes as pessoas percebem de longe este momento, principalmente os homens.

A causa da TPM ainda é desconhecida, porém alguns pesquisadores dizem que é devido à mudanças nos níveis hormonais ( estrógeno e progesterona ) no início do ciclo menstrual.

Os sintomas podem aparecer com até 10 dias de antecedência do ciclo menstrual e podem ser variados, dependendo de mulher para mulher.

Tudo bem que ter TPM é praticamente normal entre as mulheres, mas você sabia que existem vários tipos de TPM? Pois é... Para a nossa alegria e principalmente para a alegria dos homens existem 4 tipos:

  • Tipo A

Está relacionada a ansiedade e os sintomas são, ansiedade, tensão, irritabilidade e alteração de humor.

  • Tipo C

Está relacionada a compulsão alimentar e os sintomas são, dores de cabeça, compulsão por doces e/ou alimentos gordurosos

  • Tipo D

Está relacionada a sintomas depressivos e os sintomas são, perca de concentração, lapso de memória, raiva sem razão, crise de choro e insônia

  • Tipo H

Está relacionada a hidratação e os sintomas são, sensibilidade e inchaço das mamas, inchaço abdominal e inchaço dos pés e mãos

A maioria das mulheres sofrem com a alteração de humor e com a imensa vontade de consumir o chocolate. É claro que os homens não conseguem compreender esta nossa situação e chegam até achar que não temos motivos para nos estressar com as coisas; que tornamos pequenas situações em uma briga sem causa e que não tem o porque comermos tanto chocolate. Mas para tudo tem uma explicação.

Uma das causas da mudança do nosso humor é a seretonina que no período menstrual oscila. Quando o nível deste neurotransmissor, que também atua no sono, apetite, sensibilidade a dor está elevado, temos a sensação de bem estar, porém quando o nível está baixo, o nosso mau humor impera e lógico que para facilitar as coisas, no período menstrual este nível baixa.

Alimentos ricos em triptofano e carboidrato auxiliam na formação da seretonina e o chocolate por sua vez é claro, possui uma quantidade considerável de triptofano. Existem outros alimentos que também auxiliam na formação da serotonina como: grão de bico, aveia, banana, folhas verdes escuras, arroz integral, sementes, leite, dentre outros.

A TPM não tem cura, mas podemos tentar amenizá-la, da seguinte maneira:

  • bebendo muita água;
  • praticando esportes e fazendo atividades físicas para diminuir a ansiedade;
  • diminuindo o consumo de sal;
  • alimentando-se com fibras que no geral, diminuem o inchaço na região abdominal, assim como as dores;
  • descansando e dormindo o suficiente;
  • evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo, que podem aumentar a dor de cabeça, dentre outras coisas.

É difícil conseguir lutar contra a TPM, porém devemos tentar, pelo menos, respirar fundo antes de sairmos falando, falando e falando, ou melhor, brigando, brigando e brigando. Sei que as vezes isso é quase que impossível, mas vale a pena tentar. Para os homens que tem ao seu lado mulheres que sofrem com a TPM, tenham paciência e evitem discussões e momentos de estresse neste período, agora, se você quiser vivenciar uma "guerra" sem fim...

Compartilhe:
Tags: 
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.