Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

A faca certa para o queijo certo

Foto de marcinha

Você compra um queijo com um perfume maravilhoso e uma textura de dar inveja a qualquer um. Dai vai pegar a faca para cortá-lo e no meio de tantas, escolhe bem a errada e ao invés de servi-lo com o corte correto, acaba despedaçando-o inteiro.

Muita gente quando vai á alguma loja e encontra diversos tipos de facas de queijo sendo vendidas separadamente ou quando encontra os kits com algumas destas e não entende a diferença entre elas, logo pensa: " Para que tanta faca? Não podemos usar uma só?"

Na verdade, para quem quer fazer bom uso do queijo, a resposta é não!

E não pense que é frescura ou coisa parecida. Se você quer apreciar um bom queijo é necessário o seu corte ideal e para isso, deve-se usar uma faca apropriada para cada tipo.

Eu não tinha a menor idéia da diferença entre todas elas e como percebi que muita gente também não, resolvi pesquisar a respeito e vou contar a você sobre algumas destas.

  • Faca furada

Para ser usada para massas cremosas, como o queijo brie e o camembert. Os furos da faca não permitem que o queijo grude na faca e despedace. 

  • Faca 2 em 1 

Para usar em queijos duros ou úmidos, como o meia cura e queijo minas.

  • Faca tradicional

Para queijos firmes como o ementhal, gruyère e gouda. Esta faca, ao invés de cortar,  lasca o queijo . 

  • Faca afiada

Uma faca que quebra os pedaços de queijo e ideal para aqueles queijos que são vendidos em peças grandes, como o parmesão, por exemplo.

  • Faca para pasta

É uma faca que não serve para cortar o queijo e sim, para passar no pão e/ou torrada. Recomendada para queijos cremosos, tais como requeijão e serra da estrela 

  • Faca mole

Usada para queijos, que como o próprio nome já diz, moles. Dentre estes, o cheddar, brie e mussarela.

Espero ter podido esclarecer um pouco a respeito das facas que você pode ter na sua casa e que não sabia para o que servia.

Agora é só você escolher o tipo do queijo e a faca apropriada e depois, aproveitar para deliciar-se da melhor maneira.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.