Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Esmalte, um charme para as suas unhas

Foto de marcinha

Dos mais claros aos mais ousados o esmalte é um dos produtos mais utilizados pela a maioria das mulheres e até mesmo, por alguns homens e não por acaso, afinal de contas é uma artimanha que chama a atenção na sociedade. 

Para quem acha que o esmalte é um cosmético recente, saiba que não mesmo!

A realeza do antigo Egito, aproximadamente 3000a.C, usava um tipo de tintura de henna preta nas unhas. Nerfetite preferia usar um tom rubi, simplesmente por ser a cor de uma pedra preciosa. Já Cleópatra, preferia os tons de vermelho escuro. Naquela época, quem ousasse usar uma cor considerada da nobreza, tinha a sua morte decretada. Agora, imagine se fosse hoje.

Os chineses e os japoneses usavam uma mistura de clara de ovo, cera de abelha, gelatina e pétalas de flores. Para os chineses, usar esta mistura significava separar a nobreza dos demais. As misturas na tonalidade de vermelho e metálico, indicavam que a pessoa ocupava um lugar privilegiado na hierarquia social. E tanto as mulheres quanto os homens, podiam fazer uso do produto.

O esmalte foi criado inspirado nas tintas de carro e foi Michelle Ménard, uma maquiadora francesa, na década de 20 que teve a ideia de usar um verniz com mais cores para que as mulheres pudessem fazer uso para colorir suas unhas e na década de 30, as estrelas de cinema Rita Hayworth e Glória Swandon, que acabaram tornando o esmalte um item de moda. A primeira versão do produto foi em tom de rosa claro e era aplicado somente no meio das unhas em forma de lua.

Hoje, o esmalte tem em sua composição:

  • solventes= que resulta em um produto uniforme e a quantidade e o tipo, vão determinar se a camada será fina ou grossa, além de determinar o tempo de secagem também.
  • formadores de película= permitem a formação de uma superfície lisa do esmalte.
  • resinas= permitem a película aderir na superfície da unha.
  • plastificantes= ajudam a manter o esmalte flexível, diminuindo as chances deste, rachar.
  • pigmentos= dão a cor ao esmalte.

As esmalterias estão no auge e proporcionam inovação, uma coisa que agrada e muito, nós mulheres.

Com diversas cores, texturas e as vezes até aromas, os esmaltes estão presentes em todas as lojas de cosméticos e fica difícil escolher o que mais nos agrada. Então, entre na loja e fique a vontade para se divertir. 

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.