Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Conversar sozinha é normal?

Foto de marcinha

Você já se pegou conversando sozinha? Se ainda não, no mínimo já deve ter visto alguém fazendo isso e aposto que pensou: "Que gente doida".

Quando nos deparamos com alguém falando sozinho, muitas vezes nos chama a atenção e isso ocorre, pelo o fato de não ser uma coisa tão normal de acontecer no nosso dia a dia. Mas será que não é tão normal mesmo?

Alguns psicólogos afirmam que "o falar sozinho" é devido a necessidade natural do ser humano de dialogar, porém se a pessoa tiver um amigo imaginário, normalmente o processo é mais delicado por estar ligado a solidão.

Ao falar sozinha você geralmente está criando uma situação e permitindo que a mesma se desenrole da maneira que você preferir e quem não gosta de ter as coisas do jeito que quer?

Ma calma aí! Que fique claro que não estou falando de quando vamos estudar ou fazer qualquer tipo de apresentação e conversamos em um tom alto, afinal de contas, segundo o Journal of Experimental Psychology ao fazer isso você está melhorando a sua memorização, ou seja, é um exercício para o cérebro e neste caso, é mais do que normal vermos pessoas tomando este tipo de atitude.

Tirando este exemplo citado acima, ninguém nunca te perguntou: "Tá falando sozinha"? As vezes, ninguém precisa nos surpreender com esta pergunta, porque nós mesma nos pegamos fazendo isso e quer ver como não é uma situação difícil de ocorrer?

  • Você nunca se pegou cozinhando e falando sobre a receita como se estivesse apresentando ou participando de um programa de culinária?
  • Quando uma pessoa indesejada vem em sua direção ou quando você quer disfarçar em uma determinada situação, você nunca pegou o celular e fingiu estar falando?
  • Enquanto lava os seus cabelos ou faz aquela escova, você nunca falou sobre os passos de como deixá-los mais bonitos?
  • Nunca se sentiu em um programa de entrevistas onde falou sobre algum assunto?
  • Ao receber um convite para sair com aquela pessoa que você tanto queria, você não treinou como se comportar e o que falar? 
  • Quando entra no mercado ou shopping e a máquina de tiquetes na entrada e saída desejando boas compras e agradecendo a sua visita, não te faz responder? Seja lá para responder educadamente ou xingar?
  • Agora, tem uma situação que dificilmente não tenha acontecido com você, que é quando toca aquela música e você aumenta o som e sai cantando.
  • Muita gente enquanto faz o seu make de frente ao espelho e fala como se estivesse fazendo um tutorial de maquiagem, é um fato básico, hoje em dia.
  • Telefonar para alguém só para dizer "abobrinhas".
  • Deitar e ficar pensando e narrando como foi o seu dia e como espera que seja o outro.

Claro que estes são poucos dos muitos exemplos, mas só com estes, já deu para perceber como não é difícil falar sozinha certo? E estes exemplos não são fatos que possam te prejudicar de alguma maneira, porém saiba que o fato de dialogar sozinha pode te trazer problemas também.

As pessoas que dialogam muito com elas mesmas podem passar a ser grosseiras e auto-críticas consigo e obviamente que problemas virão. Então, se isso começar a atrapalhar no seu dia a dia, seja na parte pessoal e/ou profissional, o indicado é procurar uma ajuda médica.

Agora, me responda: Você nunca falou sozinha?

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.