Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Chefs recebem clientes em casa

Foto de marcinha

Para os chefs de cozinha que não pensam em montar o seu próprio estabelecimento, fazer de sua casa um lugar para receber os seus clientes é uma boa saída.

Todo mundo sabe que ter um estabelecimento, seja ele qual for, requer muito investimento e que a burocracia é enorme.

A ideia de receber seus clientes em suas próprias casas não é novidade para os chefs na Europa e em outros países da América Latina. Alguns chefs dizem que preferem este tipo de atendimento por conseguirem dar uma atenção melhor aos seus clientes, além do cliente não precisar ficar esperando horas para conseguir uma mesa. Vale ressaltar que dependendo da casa do chef que você escolher, é necessário fazer reserva com bastante antecedência.

Além dos chefs de cozinha, pessoas que trabalham ou trabalhavam em outras áreas e que descobriram o prazer em cozinhar, também estão fazendo uso deste tipo de “mercado”.

Quem tem casa com jardim está fazendo deste jardim, o local para receber as pessoas, assim como quem tem uma varanda bem equipada, recebe os convidados para saborearem seus pratos na varanda. Agora, se você não tem nenhum jardim ou varanda e pensa em fazer algo relacionado para receber seus amigos ou clientes, não se preocupe. Você tem um ambiente aconchegante onde as pessoas possam senti-se literalmente em casa?

Viu como você também pode ter o seu negócio? O primordial é você gostar da gastronomia e sempre fazer o melhor para quem você for receber, porém não vá achando que tudo é muito fácil. Você tem que conseguir atender as pessoas dentro do padrão estabelecido para o seu negócio.

Quando você vai ao restaurante existem diversas opções de cardápios e consegue atender muitas pessoas ao mesmo tempo. Se você vai receber na sua casa as coisas mudam um pouco. Normalmente, serão recebidas um número pequeno de pessoas, então deixe claro ao seu cliente que o número de pessoas é restrito a quantidade que você consegue receber.

Quanto ao cardápio, é simples. Tem chef que só faz massa, por exemplo. Outros, que só cozinham comida oriental e por aí vai. Se você não quer ficar restrita a só um tipo de especialidade, sem problemas. Você pode disponibilizar um cardápio com as comidas com as quais trabalha, antes de receber a pessoa na sua casa. Estranho?

Os chefs que trabalham em suas residências, tem um portal na internet onde disponibilizam de um cardápio. O cliente entra na página e escolhe o prato que gostaria de saborear. Outros, já deixam os nomes dos pratos que servem para cada dia da semana. Enfim, você tem que ver a melhor maneira de se organizar.

Se o cliente quer apreciar algum prato seu, ele entrará no seu site e fará a escolha deste, assim como já deixará reservada a data e a hora para ir á sua casa. Como será a forma de pagamento? Depende daquilo que você preferir. Normalmente, o cliente quando escolhe pela data e hora, ele já paga pelo trabalho e dai é só esperar para recebê-lo. Os valores que são cobrados não são tão caros quanto aos valores cobrados pelos grandes restaurantes.

Tem chefs que cozinham junto com o cliente. Isso mesmo. Você escolhe o prato que será feito pelo o chef e por você. O chef compra os ingredientes e quando você chega na casa dele, vai para a cozinha ajudar a preparar a sua comida. Esta maneira de trabalhar acaba deixando o cliente mais a vontade, além de ser mais descontraído também.

Para os chefs que tem restaurante esta ideia dos outros chefs receberem em sua casa seus clientes, não está sendo bem aceita. Eles até dizem que quem não tem estabelecimento como os deles, não seguem as normas da ANVISA, porém os chefs que recebem em casa, ressaltam que trabalham dentro das normas pedidas pela ANVISA.

Seja como for, cada vez mais este tipo de mercado está crescendo.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.