Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Ceia Natalina

Foto de marcinha

Quando pensamos na ceia de Natal, logo nos vem a cabeça aquelas comidas maravilhosas.

Para muitas pessoas a ceia está ligada a última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, por isso que para desfrutar da ceia natalina, normalmente reunimos os familiares e os amigos mais próximos.

 A literatura diz que a ceia teve início por meio de um costume europeu onde no dia do Natal, as pessoas abriam as portas de suas casas para receberem os peregrinos e confraternizavam com uma mesa farta de comida.

A igreja católica considera a véspera da festa como o momento mais importante, já que, nas antigas tradições o novo dia começava com o por do sol, sendo assim, a noite da véspera já era o dia da festa. 

Cada país tem suas peculiaridades para realizar a ceia e na maioria das vezes, o peru é o prato principal, além de ser, o mais tradicional. Os americanos comiam o peru no Dia de Ação de Graças como uma maneira de comemorar a boa colheita e por esta ave conter muita carne, representava a fartura e tudo isso acabou influenciando o costume de ter o peru na ceia de Natal.

Hoje, muitos alimentos são considerados tradicionais também, como o chester, rabanada, nozes, avelãs, castanhas, uvas passas (normalmente no arroz),salpicão, panetone, porco, lombo, tender, bacalhau, peixes diversos, farofa, figo, damasco, uva, pêssego, ameixa, dentre outros. Os alimentos escolhidos irão variar de família para famamília.

Seja quais forem os tipos de alimento que você optar em usar na sua ceia natalina, lembre-se que o importante é sempre cozinhar com amor e desfrutar deste momento com as pessoas que forem importantes para você.

Que a sua ceia seja maravilhosa e claro, bom apetite!

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.