Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Caspa não é sinal de má higiene

Foto de marcinha
  • Caspa

Você é daquelas pessoas que quando enxergam uma caspa em alguém, seja na cabeça ou na roupa, já sai julgando dizendo que é falta de higiene? Se for, é melhor parar por aqui! Ah, aproveito pra avisar que a caspa não é transmissível.

Caspas são escamas brancas que provém do couro cabeludo que por sua vez, são formadas por pele. Ocorre a "troca" das células mortas por células novas e o aumento desta descamação gera uma inflamação que irrita o couro cabeludo, dando origem a caspa.

Uma pessoa com caspa pode apresentar coceira e a região do couro cabeludo avermelhada e ressecada.

A caspa aparece diante à três fatores:

  1. O Malassezia globosa que é um microorganismo
  2. A oleosidade do couro cabeludo
  3. A sensibilidade da pele

Pode afetar tanto os homens quanto as mulheres. Muitas pessoas apresentam caspas logo na adolescêcia e outras, mais tarde. Estas pessoas que passam a ter caspa com uma idade mais avançada, normalmente tem aquela aquela pergunta na cabeça: Por que antes eu não tinha e agora tenho? Na verdade, a sensibilidade da pele muda com o passar do tempo e como este é um dos fatores que auxiliam no aparecimento de caspas...

Existem dois tipos de caspa. A caspa seca que é a mais frequente apresenta uma descamação bem fina, porém quando não tratada adequadamente, pode tornar-se a caspa oleosa, que por sua vez, está associada á seborréiae e apresenta escamas densas que ficam presas ao couro cabeludo formando placas.

Alguns fatores causadores ou agravantes da caspa, são:

  • clima seco
  • estresse
  • disfunção hormonal
  • lavar o cabelo com água muito quente
  • alimentação rica em açúcares e gorduras
  • processos alérgicos
  • alisamento, permanente ou coloração em excesso

Os homens principalmente, quando apresentam caspas logo pensam em raspar o cabelo para resolver o problema. Lembre-se de que o problema não é o cabelo e sim, o couro cabeludo.

Ainda não existe um tratamento para caspa, mas conseguimos diminuir o problema. Procure um dermatologista que irá analisar o seu tipo de caspa e indicará o melhor tratamento.

Algumas pessoas indicam a Aloé Vera que alivia a irritação da pele. Você deverá lavar o cabelo com o shampoo normalmente e depois, aplicar a aloé vera no cabelo, principalmente, no couro cabeludo. Deixe agir por aproximadamete 30 minutos e depois remova o produto somente com a água e não passe o condicionador.

Dizem também, que o vinagre de maçã é um dos melhores remédios contra a caspa. Você deverá lavar normalmente o seu cabelo e depois passar o vinagre de maçã principalmente na raíz do cabelo e deixar agir por aproximadamente 30 minutos. Depois enxague o cabelo para remover o produto.

Existem no mercado vários tipos de shampoos anti caspa.

Evite ficar coçando a cabeça e puxando os floquinhos brancos do cabelo.

A maioria das pessoas que tem caspa sentem-se ainda mais incomodadas com a aparência, já que sabemos que não é nada agradável olharmos para as nossas roupas e avistarmos aqueles floquinhos brancos ou ao passarmos as mãos pelos cabelos e ver a caspa caindo.

Se a caspa for algo que esteja te atrapalhando e tornando seus dias mais desagradáveis, não exite em procurar ajuda!

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.