Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Beijo pode causar cárie dental

Foto de marcinha
  • Cárie

Muitas pessoas só vão ao dentista se estiverem sentindo dor, o problema é que nem sempre a cárie dental ocasiona dor. Dependendo do estágio em que estiver a cárie poderá passar desapercebida.

Para quem não sabe o que é a cárie vou fazer um breve resumo. A cárie é a deteriorização do dente.

As bactérias que existem na boca e já aviso que não são poucas, transformam os alimentos principalmente os açúcares em ácidos que por sua vez, irão corroer a estrutura dental. A bactéria responsável pela cárie é o "Streptococcus mutans",

Existem três tipos de cárie:

Cárie coronária

É a mais comum e poderá estar localizada na superfície de mastigação, conhecida como face oclusal e/ou entre os dentes, chamadas também de interdental.

Cárie radicular

Está localizada na raíz do dente.

Cárie recorrente

Situada ao redor de restaurações e/ou coroas por facilitarem o acúmulo de placa que consequentemente, irão originar a cárie.

É considerada uma doença multifatorial, já que, necessita de vários fatores para ocorrer, assim como: dieta do indivíduo, higienização e o tempo. A cárie também é classificada como uma doença infecciosa e que pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da saliva.

Se a cárie pode ser transmitida através da saliva, logo poderá ser transmitida pelo o beijo. A probabilidade da doença ser transmitida por meio da saliva é maior entre adultos e crianças, do que entre os adultos e sabe porque? Veja alguns exemplos:

  1. Quando alguém assopra a bebida ou a comida do filho
  2. Quando alguma pessoa experimenta a comida ou a bebida da criança
  3. Se várias pessoas utilizarem a mesma escova de dente
  4. Quando a criança coloca a mão na boca do adulto e depois na sua própria boquinha
  5. A troca de talheres

Podem parecer exemplos bobos, porém quem nunca cometeu nenhum deles?

Existem crianças que gostam de escovar os seus próprios dentes desde pequenas, então deixe o seu filho fazer a própria higienização da boca e você, após isso, dê uma checada para ver se está tudo certo.

Algumas pessoas podem apresentar sinais e sintomas da doença, como por exemplo:

  • dor leve e aguda ao mastigar
  • sensibilidade com quente, frio e doce
  • coloração escurecida dos dentes

Os dentes mais afetados pela cárie são os dentes posteriores, por possuírem mais sulcos (desenho na parte da mastigação do dente) onde os alimentos tendem a ficar mais presos. É também uma região mais difícil de se higienizar, sem falar que não é uma região considerada estética, sendo assim, as pessoas pouco se preocupam em realizar uma higiene correta neste local.

Pessoas que sofrem com a xerostomia, diminuição do fluxo salivar também são mais susceptíveis á cárie.

O problema não é comer doce e sim, as horas em que você ingere estes tipos de alimento. Se você comer doces após a refeição e fazer a higienização correta dos dentes, não terá problema. Agora, se você é daquelas pessoas que comem doces durante o dia inteiro, dificilmente conseguirá higienizar a boca o tempo todo, então com certeza você será mais susceptível á cárie, pois ao ingerir o açúcar o dente fica exposto aos ácidos que provocam a doença.

Um dos problemas que a doença pode ocasionar é a endodontia, o tão famoso e temido tratamento de canal. 

Outro problema quando não tratamos um dente totalmente cariado estamos permitindo que um processo infeccioso seja instalado na boca e esta infecção pode acarretar em outros problemas á sua saúde. As bactérias que estão na boca podem ir para a circulação e se alojar em qualquer outro lugar do seu corpo, como na válvula do coração por exemplo, ocasionando a Endocardite Bacteriana que poderá levar ao óbito. 

Visite o dentista duas vezes ao ano e não se esqueça de fazer a correta higienização dos dentes usando principalmente a escova e o fio dental. Sim! O fio dental é imprescindível.

Lembre-se sempre: A saúde começa pela boca!

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.