Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Artrite e os seus tipos

Foto de marcinha

Muita gente já ouviu falar sobre a artrite, mas você sabe como que de fato ocorre esta doença?

A artrite é uma inflamação que pode ocorrer em uma ou mais articulações e os seus sintomas podem piorar com o passar dos anos. É uma doença que não tem cura, porém com a ajuda de um médico e, consequentemente com o tratamento, consegue-se conviver melhor com o problema.

Existem diversos sintomas para este problema, mas um dos principais é a dor que pode ser aguda ou intermitente. Além da dor podemos destacar como outros sintomas, o inchaço das articulações, diminuição do movimento das mesmas, região da articulação avermelhada e mais quente e durante a manhã, apresenta-se uma rigidez.

A maioria das artrites são de longo prazo e quando não tratada devidamente pode levar á artrite crônica que por sua vez, começa a dificultar os movimentos mais simples. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas podemos dizer que 60% dos casos atingem nós, mulheres.

As causas da artrite podem ser diversas, assim como: desgaste das articulações, infecção, traumas e doença autoimune, são algumas.

Como o próprio título do texto já diz, existem vários tipos de artrite:

  • Osteoartrite (artrose)= age nas articulações desgastando a cartilagem que recobre os ossos, estando mais presente nas articulações das mãos, coluna, joelho e quadril.
  • Artrite reumatóide= é uma inflamação que acomete principalmente as articulações periféricas e não posso deixar de dizer que é uma doença autoimune, ou seja, o nosso próprio corpo ataca o nosso organismo podendo levar até á destruição das articulações.
  • Artrite gotosa (gota)= mais conhecida entre os homens.Pode ocasionar deformidades articulares graves e chegar á invalidez. É uma alteração metabólica que aumenta o ácido úrico ocasionando a formação de pequenos cristais de urato (ácido úrico) que vão se depositando nos tecidos e formam nódulos inflamatórios e dolorosos. Normalmente acomete o dedo e o dorso do pé, tornozelo, joelho e cotovelo.
  • Artrite piogênica (séptica)= infecção causada por microorganismos que produzem pus, podendo causar a incapacidade permanente.
  • Artrite psoríaca= afeta pessoas que possuem a psoríase. Normalmente, o diagnóstico da psoríase aparece antes do diagnóstico da artrite psoríaca, mas também pode ocorrer primeiramente, o problema nas juntas.

Se você sente alguma alteração, não espere, procure um reumatologista!

O médico irá orientá-la e passar o melhor tratamento que dependerá da causa da artrite, porém já posso adiantar que normalmente é administrado um medicamento podendo ser associado á exercícios de fisioterapia e se necessário, é indicado a cirurgia.

Para te ajudar um pouco mais, se você quiser, pode fazer alguns exercícios em casa, como por exemplo, alguma atividade aeróbica de baixo impacto.

Mas cuidado! Peça orientação ao seu médico antes.

Fique sempre atenta a sua saúde!

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.