Expresso Mulher

Tudo sobre o mundo feminino você encontra aqui!

Aliança na mão esquerda e o seu significado.

Foto de marcinha
  • Aliança

As mulheres, mais do que os homens neste caso, curtem usar aliança. Seja na mão esquerda ou na direita, o negócio da mulher é usar. Vale lembrar que independente da mão em que você for usar a sua aliança o significado é o mesmo: compromisso.

Apesar do significado ser o mesmo, as mulheres preferem mil vezes usar a aliança na mão esquerda. Porque será? Na verdade, aliança na mão esquerda tem um sentido mais profundo.

Por volta de 2800 a.C, os egípcios  usavam um anel que simbolizava o matrimônio, já que o anel por ser circular, não tinha começo e nem fim sendo considerado o símbolo da eternidade. Mais tarde, os gregos que descobriram o magnetismo, acreditavam que usando a aliança no quarto dedo da mão esquerda, o casal estaria sempre ligado, mas você sabe porquê?

Por que por este dedo passa uma veia ( vena amoris ) que liga este dedo diretamente ao coração. Em 860, o Papa Nicolau I introduziu a aliança de noivado e decretou que a aliança da mão direita passaria para a mão esquerda no casamento, o que significaria o compromisso definitivo. A teoria mais aceita é que a aliança na mão direita é o símbolo do poder enquanto que na mão esquerda, é de submissão. 

Cada país tem a sua crença e por isso, a maneira de se usar a aliança pode variar.

Na cultura chinesa, por exemplo, cada dedo da mão representa um membro da família.

  • polegar = pais.
  • indicador= irmãos
  • médio= você mesmo
  • anelar= cônjuge
  • mínimo= filhos.

Sendo assim, os chineses usam a aliança no dedo anelar, já que, de todos os membros que deveria permanecer sempre ao seu lado, é o cônjuge.

Como muita gente procura aliança, hoje em dia, mais do que nunca, existem no mercado diversos tipos. Seja na cor, tamanho ou model, você tem uma gama gigantesca para provar e comprar.

A maior parte das mulheres gostam de usar aliança e fazem questão de tê-la principalmente no seu dedo anelar. Conheço muitas mulheres que seriam capazes de coisas absurdas para ganharem uma aliança, como por exemplo, comprarem o acessório e presentearem os seus parceiros. Outras, que nem tem namorado, noivo ou marido e compram também a aliança e a usam como se tivessem algum compromisso com alguém e outras que em contra partida, não fazem nenhuma questão de usá-la e até fogem de compromissos mais sérios.

O problema da mulher neste caso, é que na maioria das vezes, tem a necessidade de mostrar para a outra mulher que ela é comprometida e usar a aliança neste momento passa a ser um fator primordial. Mas como nem tudo é perfeito... Algumas pesquisas apontam que algumas mulheres sentem-se mais atraídas por homens que usam aliança, do que por aqueles que não possuem este acessório.

Para aquelas que querem a todo o custo usar este objeto e que chegam a "infernizar" a vida dos parceiros para ganharem, tenha em mente que o mais importante não é a aliança e sim, o sentimento que vocês tem e que independente de ganharem ou não a sua aliança, o amor está acima de qualquer coisa, porém sabemos também que falar é muito fácil, o problema é aceitar não usar este acessório.

Compartilhe:
Categoria: 
Marcinha Borba
Paulista, cirurgiã-dentista e pós-graduada em Periodontia. Apaixonada por sua família e amigos. Descobriu o prazer em escrever e compartilhar temas relacionados ao mundo feminino.